Noticias & Entretenimento

Governo quer chegar a um “acordo rápido” com FMI


O ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, assegurou esta quinta-feira, em Maputo, que o Governo tudo fará para chegar ao acordo de retoma de financiamento do Fundo Monetário Internacional (FMI), o “mais rápido possível”.

Privado de fundos externos directos ao Orçamento do Estado (OE) desde Abril de 2016, na sequência do escândalo da dívida pública, o Governo moçambicano quer entrar no próximo ciclo governamental de “cara lavada”, ou seja, com a situação desbloqueada.
“Não temos vergonha de assumirmos isso (dívidas ocultas). Vamos honrar com os nossos compromissos e esperamos o mais rápido possível a retoma do financiamento do Fundo Monetário Internacional. Estamos a trabalhar nisso”, disse Ragendra de Sousa, aquando do lançamento da 17ª Conferencia Anual do Sector Privado (CASP) 2020.

Sobre a CASP, a decorrer em finais de Maio do próximo ano, o ministro da Indústria e Comércio defendeu que é uma plataforma apropriada na qual o Governo e o sector privado aprofundam a análise do decurso do diálogo público/privado para a materialização de reformas legais e administrativas para a melhoria do ambiente de negócios no país.

“Todos temos hoje a consciência e clareza dos desafios que o nosso país enfrenta, sobretudo com o advento da indústria de petróleo e gás que desponta no país, o que requer a adopção de mecanismos flexíveis e criativos para dar respostas a estes desafios nas mais variadas frentes”, disse.

Alertando, de seguida, para a necessidade da certificação das empresas moçambicanas para agarrarem as oportunidades de negócios fornecidas pela bilionária indústria do gás e petróleo.
“A certificação não deve ser vista como uma mania das multinacionais, mas sim, como requisito imprescindível para a prestação de serviços à esta indústria muito exigente. Não se pode ir contra a regra do mercado”, apontou.

Lembrando, que ainda esta semana, foi lançado o Programa Nacional de Certificação Empresarial (PRONACER), com vista a suprir um dos desafios do mercado, que se apresentam cada vez mais exigentes, pois a certificação constitui uma visão e decisão estratégica que permite dar resposta às necessidades de competitividades e desenvolvimento sustentável das empresas.

DOIS MIL HOMENS DE NEGÓCIOS

Sob o lema, “Criando um ambiente de negócios para a diversificação da economia”, a CASP-2020 vai reunir cerca de dois mil empresários moçambicanos e do resto do mundo, com a finalidade de se debruçar sobre o ambiente de negócios, promover investimentos e parcerias em prol do desenvolvimento económico de Moçambique.

“Tratar-se-á do momento mais alto do diálogo e parceria entre o Governo e o sector privado, o primeiro do ciclo governativo que se aproxima, e consistirá de três principais componentes, nomeadamente, o diálogo público/privado, Mozambique Business and Investment Summit e a Expo CASP”, referiu Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Acrescentando, que um dos principais marcos da 17ª edição da CASP assentará sobre as expectativas que o futuro da economia moçambicana representa para o desenvolvimento de África e de todo o mundo, numa era de grandes investimentos que irão catapultar o crescimento económico de Moçambique.

UM BILIÃO DE DÓLARES EM JOGO NA CASP-2020

A 17ª edição CASP irá decorrer, portanto, num ano que marcará novas dinâmicas que se manifestarão ao longo de toda a década e que necessitarão de um ambiente de negócios específico para poder-se absorver e gerar benefícios para todos, particularmente as pequenas e médias empresas, gerando-se um crescimento inclusivo e diversificado para o nosso país.

Em termos de projectos de investimentos, a CTA espera a participação de mais de 20 instituições financeiras de desenvolvimento, com as quais serão discutidos projectos que ascenderão a um bilião de dólares norte-americanos em valor dos negócios.

Segundo projecções de diversas entidades, prevê-se que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) atinja cifras exponenciais, saindo de cerca de 17 biliões de dólares norte-americanos para cerca de 50 biliões de dólares, de 2020 a 2030, portanto, uma previsão de aumento de cerca de 300% do PIB do país.
Share:

Sem comentários:

Top Semanal

Categories

Arquivo do blogue

Recent Posts

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Pages

Theme Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.